O Museu

O Museu Vale, inaugurado em 15 de outubro de 1998, é uma iniciativa da Fundação Vale, instituição que realiza ações, projetos e programas sociais nas regiões onde a Vale está presente, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento dos territórios e de fortalecer as pessoas e as comunidades, respeitando sempre as identidades culturais locais.

A Fundação Vale acredita que investir em equipamentos e programas de cultura é uma oportunidade de desenvolvimento territorial, pois fortalece as políticas públicas de cultura e promove a inclusão - em especial, de crianças e jovens.

Além disso, a participação em atividades culturais traz impactos positivos para sociedades e indivíduos em outras múltiplas dimensões: desenvolve capacidades e habilidades, estimula a criatividade, fortalece a autoestima, cria valores e abre novas possibilidades de trabalho e renda.

O Museu Vale faz parte desse compromisso da Fundação Vale com a ampliação do acesso da população aos bens culturais, a preservação das identidades culturais regionais e a valorização da memória e do patrimônio histórico brasileiro.

Com suas exposições, seminários e oficinas de arte, promove o contato com a diversidade das linguagens, técnicas e estéticas contemporâneas, incentivando muitos jovens a ingressarem no mercado de produção artístico-cultural.

Foco de atuação

A Fundação Vale busca contribuir para o desenvolvimento territorial e para a melhoria da qualidade de vida das populações baseando sua atuação em uma estratégia de investimento social estruturante (com foco na sustentabilidade), alinhada às políticas públicas e voltada a uma perspectiva de médio e longo prazo.

Seu trabalho tem como foco o fortalecimento da gestão pública, a melhoria da infraestrutura urbana e o desenvolvimento humano, desenvolvendo-se em parceria com organizações não-governamentais, poder público municipal, estadual e federal, iniciativa privada e comunidade.

Dentro deste escopo, a Fundação Vale realiza ações, projetos e programas voltados ao fortalecimento da gestão pública nas áreas de educação, saúde, proteção à infância e adolescência, bem como iniciativas voltadas ao desenvolvimento humano nas áreas de esporte e cultura, patrimônio histórico e cultural, voluntariado, profissionalização e cidadania.

Missão

Contribuir para o desenvolvimento integrado – econômico, ambiental e social – dos territórios onde a Vale atua, fortalecendo o capital social das comunidades e respeitando as identidades culturais locais.

Valores

Ética, transparência, comprometimento, corresponsabilidade, accountability (capacidade de prestar contas e de assumir a responsabilidade sobre seus atos e uso de recursos) e respeito à diversidade.

Saiba mais sobre a Fundação Vale no site www.fundacaovale.org
Galeria de Imagens