Nenhum
Exposição Permanente
Exposição Permanente
No Edifício Sede encontra-se o acervo histórico da Estrada de Ferro Vitória a Minas. A exposição permanente possui um painel interativo, uma maquete ferroviária, fotos, equipamentos e ferramentas de trabalho dos ferroviários, objetos antigos, documentos, publicações e cenários que retratam ambientes que já não existem mais, além de uma Maria Fumaça, locomotiva a vapor adquirida pela Vale em 1945.

A museografia, concebida para a inauguração do Museu em outubro de 1998, revela pequenas instalações que dialogam através de um curioso acervo do universo ferroviário. Criada a partir de manifestações espontâneas de antigos funcionários da Vale que trabalhavam nos galpões de manutenção de máquinas e ferramentas da ferrovia, a exposição conta com trilhos, dormentes, pistões e molas; elementos originários da ferrovia que servem de suporte para abrigar o acervo que registra a história da centenária Estrada de Ferro Vitória a Minas.

Das 413 peças do acervo, 133 (84 peças e 49 fotografias) compõem a exposição permanente em três salas do primeiro pavimento: Sala da Construção, Sala da Manutenção e Sala das Estações.

No segundo pavimento encontra-se o Painel Interativo e a Sala da Maquete.

A exposição permanente apresenta desde os primeiros momentos da construção da Vitória a Minas, passando por antigas estações ao longo da linha e trabalhadores em seus galpões de manutenção, até a atualidade.

Galeria de Imagens