Programação
Exposições . Temporárias
Exposições . Workshops
Seminários Internacionais
Jardins Móveis
30 de junho a 24 de setembro de 2017
Terça a sexta - de 8h às 17h
Sábados e domingos - das 11h às 20h
A Fundação Vale, por meio do Museu Vale, apresenta a exposição “Jardins Móveis” dos artistas plásticos cariocas Rosana Ricalde e Felipe Barbosa.

Com larga experiência em trabalhos de arte pública, o casal de artistas, inspira-se na técnica da “topiaria” (método de jardinagem que consiste em dar formas às plantas mediante poda) na criação das 20 esculturas que compõe a exposição. 

As obras, esqueletos metálicos expostos nos jardins do Museu Vale e recobertos por infláveis em formato de bichos dos mais variados, nos remete a ideia de memória, uma tentativa de reconstrução de algo que não mais existe, um contraponto entre natural e o antinatural, uma crítica e a proposta de reflexão, quase encoberta pelo apelo visual das esculturas, sobre a artificialidade, o efêmero e a transformação do essencial em descartável, uma constante na sociedade moderna. 

Esta também é a primeira exposição de arte contemporânea que circula entre os espaços culturais da Vale. Esse intercâmbio tem como objetivo fortalecer a atuação em rede desses equipamentos, localizados em 4 estados do país, e contribuir para a ampliação do acesso à cultura e a valorização do patrimônio cultural brasileiro. No mês de outubro, a mostra será levada ao Memorial Minas Gerais Vale em Belo Horizonte, e exibida no entorno da Praça da Liberdade, forte núcleo cultural da cidade.  

O Museu Vale reitera através dessa mostra, sua crença de que a arte é um importante elemento na formação e no desenvolvimento do indivíduo, além de promover o conhecimento, a diversidade e a inserção social. 

Fundação Vale
Galeria de Imagens
Galeria de Vídeos